terça-feira, 19 de setembro de 2017

POR QUE TOCAR NUMA GUITARRA MANOUCHE?

Grerta Weiss & Tchavolo Schimtt

    Tenho recebido alguns emails me perguntando se é possível tocar gypsy jazz num violão folk? numa guitarra? num violão com cordas de nylon?
 A resposta é obviamente sim... você pode tocar onde você quiser, afinal a música é livre mas, você deve ter em mente que o som que você vai reproduzir por melhor que você seja 'foge' da essência do gypsy jazz e pode ser como tocar samba com ukelele ao invés do cavaco ou bandolim, usar um violão folk pra tocar flamenco, guitarra flying para tocar jazz tradicional.
Apesar de existirem modelos mais atuais com cordas de  nylon e alguns músicos de qualidade indiscutível que se aventuram por esses caminhos de maneira muito interessante o timbre não convence e destoa a estética do timbre característico do estilo. Bem ou mal tocado não soa como o verdadeiro jazz manouche.

As guitarras manouches desenvolvidas a partir do modelo desenvolvido por Selmer Maccaferri  tem suas caraterísticas de timbres devido ao comprimento da escala maior que nos violões folk ou nylon, tail piece onde são presa as cordas e formato de boca (oval, D hole, Bean , F hole  e outras variações).

O comprimento da escala aliado a postura da mão direita faz uma grande diferença fisicamente para adaptação para novos aspirantes do jazz manouche e deve ser motivo de atenção na hora de tocar, tanto no quesito técnica x volume como também com prevenção para lesões nos tendões, bem conhecidos pelos guitarristas que tocam em alta velocidade em instrumentos com cordas 'pesadas' que prefiro chamar de 'firmes'.

Apesar do mercado de guitarras manouche ser bem limitado no Brasil sempre 'aparece' alguma por ai...nas redes sociais e mercado abertos disponíveis. O preço de um instrumento para nível estudante (made in asia) varia em torno de R$1500 a R$4000, instrumentos europeus ou americanos o preço começa em  U$2.000.

4 comentários:

  1. Apenas para complementar , quem inventou o violao manouche foi o mario Maccaferri , quem fabricou foi a Selmer , mais famosa por fabricar saxofones . O diferencial era a construçao parecida com o bandolim e uma escala maior , dedindo 670mm , violao classico tem 650mm e a guitara Gibson Les Paul tem 630mm , as cordas prateadas savarez tambem geram a sonoridade tipica deste charmoso instrumento . tem o modelo com a boca grande em D e a boca pequena em O .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Benoit bom ver você por aqui amigo...antes desse fiz outros post com a historia e outros detalhes sobre a guitarra manouche, confira, forte abraço!

      http://guitarramanouche.blogspot.com/2015/01/caracteristicas-de-uma-guitarra-manouche.html

      https://guitarramanouche.blogspot.com/2015/09/boca-oval-oval-hole-ou-boca-d-d-hole.html

      Excluir
  2. Onde encotrar guitarra manouche para comprar no Brasil?

    ResponderExcluir
  3. Em lojas difícil... no ML tem alguns, sei de alguns outros para negocio, mauroalbert@gmail.com

    Abraço!

    ResponderExcluir

DICA - PALHETADA GYPSY