sábado, 16 de fevereiro de 2019

Taraf de Haidouks

O Taraf de Haïdouks é considerado como o epítome da fabulosa vitalidade da música cigana. Participaram de filmes como Latcho Drom e viajaram incansavelmente por todo o mundo, lançaram álbuns aclamados e um DVD, e seus inúmeros fãs incluem pessoas como Yehudi Menuhin, Pina Bausch, Kronos Quartet (com quem gravaram e tocaram), o ator Johnny Depp ( ao lado de quem eles apareceram no filme "The Man Who Cried"), o estilista Yohji Yamamoto (que os convidou para ser modelos-cum-músicos para seus shows em Paris e Tóquio) e muitos mais. Enquanto isso, os membros da banda parecem ter sido relativamente pouco afetados por toda essa atenção e fama, eles mantiveram seu modo de vida simples (eles ainda residem em sua modesta vila de Clejani, na zona rural de Valachian). 


O Taraf de Haïdouks é um grupo de ciganos “Lautari” (músicos tradicionais) que vêm da pequena aldeia romena de Clejani. Uma dúzia de instrumentistas e cantores brilhantes, com idades que variam de 20 a 80 anos, nunca se apresentaram fora de sua região antes de serem “descobertos” por Stéphane Karo e Michel Winter, dois jovens fãs belgas que se apaixonaram por sua música durante um viagem para a Romênia em 1990, e quem decidiu tentar compartilhar essa paixão com o resto do mundo ... Lançado em 1991, seu primeiro álbum ("Musique des Tsiganes de Roumanie"), introduziu ouvintes ocidentais para o rico mundo musical de os ciganos romenos, que incluem baladas medievais, melodias de dança de sabor turco dos Bálcãs e inflexões vocais características que lembram as origens do povo cigano no subcontinente indiano. 


O álbum foi recebido com entusiasmo pelo público e pela mídia. Ele imediatamente liderou o European World Music Chart, e o Taraf de Haîdouks começou a excursionar por toda a Europa. Seu calor, sua excentricidade e seu prazer de tocar rapidamente conquistaram até mesmo o público mais blasé. Eles provaram estar igualmente à vontade nas salas de concerto, nos palcos de grandes festivais (Montreux, Womad, Bourges, Roskilde, o Barbican Centre, etc.) ou durante as suas sessões de tocar e de dormir durante toda a noite em bares ou nas ruas. 
O nome escolhido pela banda presta homenagem aos Haïdouks, os lendários ladrões de Robin Hood que são heróis de muitas baladas medievais que fazem parte do repertório do Taraf (como para 'Taraf', significa simplesmente 'orquestra', assim ' orquestra de bandidos honrados ...). 


O músicos do Taraf evoluiram gradualmente: novos músicos e cantores se juntaram à banda (violonista Costica, contrabaixista Viorel, vocalista Pasalan, acordeonista Marin Manole), clarinetista búlgaro Filip Simeonov (que foi convidado para a gravação de "Band Of Gypsies"). Quatro dos membros mais velhos do Taraf faleceram (Ion Manole, Ilie Iorga, Neacsu e Cacurica). E agora uma 3ª geração de jogadores começou a se juntar à banda, já que os filhos de Caliu, Costica e Viorel - todos músicos brilhantes em seus vinte e poucos anos assumem a responsabilidade de perpetuar o legado. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

DICA - PALHETADA GYPSY