sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

"Palhetas/Guitarra Jazz Manouche" - review

O jazz manouche é na maior parte do tempo tocado com palheta, antigamente os manouches fabricavam suas palhetas de casco de tartaruga, cifre e ossos de boi/búfalo e também marfim de elefante, materiais totalmente inviáveis nos tempos de hoje.
As palhetas eram bem grossas, com mais de 3mm de espessura, o timbre varia muito de acordo com o material, mas a pegada e tocabilidade mora no design e espessura.
Algumas marcas atuais criaram alguns modelos que agregam características das palhetas usadas pelos ciganos, porém feitas de plastico ou resina.

Palhetas feitas com cifre ou osso de Búfalo
Ganhei diversas palhetas a alguns anos do meu amigo e mestre Louis Plessier, palhetas feitas a mão a mais de 50 anos, foram fabricadas na comunidade manouche de Strasbourg (FR) onde ele viveu por muito tempo, são palhetas feitas de marfim de elefante, chifre de boi e casco de tartaruga. Cada uma com seu timbre e formato único, algumas de difícil adaptação para tocar.

Palhetas feitas a mão a mais de 50 anos em Strasbourg (FR)
A palheta "cigana" é uma característica mas não uma obrigatoriedade, muitos guitarristas de alto nível do jazz manouche utilizam palhetas "normais" com 0.90mm a 2mm.
O preço de uma palheta para jazz manouche custa de 10 a 50 vezes mais que uma palheta normal, é possível encontrar na internet diversos modelos e fabricantes de palhetas para o gypsy jazz, se for viajar ou alguém puder trazer do exterior melhor... pois a brincadeira de palheta especial + frete internacional ... fica com preço final bem elevado. 

Fiz algumas compras malucas dessas... mas depois de perder algumas unidades das "valiosas" palhetas comecei a repensar e me adaptar a tocar com diversos tipos de palhetas, que serve como estudo e também pra não ser ter a dependência de uma peça específica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DICA - PALHETADA GYPSY