terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

On the road com Dario Napoli

Conheci o trabalho de Dario Napoli através da internet a 3 anos  e  fizemos contato através de uma rede social. Dario com suas transcrições "encrencas" de Bireli Lagrene, Django Reinhadt sempre fez um bom e árduo(imagino eu) trabalho. 
A admiração mútua entre nossos trabalhos de jazz manouche fez mantermos o contato "social" via internet, sempre planejando uma maneira de "fazermos um som juntos" seja na Europa ou aqui no Brasil.
Dario produz uma sessão de vídeos de suas andanças musicas "Diary of a Gadjo", onde monstra o ponto de vista do artista, as batalhas, os encontros e o que proporciona tudo isso "Musica".
Estados Unidos, França, Itália, Alemanha e outros países já estiveram na rota do "Diary of a Gadjo". 

Algum tempo combinando algo para tocarmos juntos e agora o Brasil estará na rota das andanças musicas de um guitarrista de jazz manouche, Dario Napoli virá ao Brasil para fazermos uma tour! É hora do "booking" ou seja agendamento de datas.... ligações pra cá, ligações pra lá, contatos aqui..contatos lá.
Workshops, Apresentações, entrevistas...as datas foram se confirmando e a empreitada sonora vai se concretizando, e por sorte tinhs sido convidado para 2 Festival de Jazz Manouche de Piracicaba que aconteceria neste período em que Dario estaria aqui... mais um palco que dividiríamos, num importante evento para o Jazz Manouche aqui no Brasil.

Dia 29 de outubro eu e Fernando Caramori (o Barba) fiel escudeiro no violão rítmico

fomos ao aeroporto ao encontro de Dario Napoli, que desembarcou tranquilo e chegou num super astral, aliás esteve sempre em alto alstral por aqui... 
Dario chegou encantado com a beleza do Brasil e aqui de Floripa, dia azulzinho, sol ... as boas vindas seria comer um peixe e sabores típicos da ilha na beira do mar no Pântano do sul.
Muita conversa sobre concepções, cenário da gypsy jazz no mundo, repertório e projetos. 
Após o almoço levamos Dario para beber um caldo de cana.... nunca poderia imaginar que se tornaria sua bebida favorita... ficou totalmente encantado.(beber um caldo de cana viria a ser dos programas diários nos 15 dias que Dario Napoli passou no Brasil.) 
Como dizia meu amigo Louis Plessier "nos conhecendo bem e tendo simpatia um pelo outro a música flui, sem esforços".
Os sons com Dario foram dessa maneira, fluíram de maneira imediata... o repertório foi definido em poucos minutos e o trabalho estava pronto.
Dia 31 de outubro viajamos para Piracicaba para participar do festival de Jazz Manouche, foi uma noite de muita música e teatro lotado, um prazer reencontrar e tocar ao lado de amigos como Fernando Serfaith , Flávio Nunes e outros.
Alguns dias depois ministramos um workshop na escola "GTR" aqui em floripa e o entrosamento só foi aumentando. 


Diary of a Gadjo no Brasil - parte I

Decidimos que poderíamos gravar um álbum juntos, ao vivo, 2 violões, 2 microfone e o respeito pela boa música.Hora de pensar no repertório ... sempre acredito que o realmente possa fazer a diferença são as composições próprias, mas pelo tempo que Dario Napoli passaria no Brasil não teria mais tempo. Sugeri um tema de Hermeto Pascoal, pensamos em alguns tema de Django Reinhardt e um tema que tinha gravei com Guinha Ramires e Bebê Kramer, "Pra Ti" do meu album "Aguas do Sul " de 2009.

Através do projeto MUSICASA da amiga, mentora e inspiradora Tatiana Cobbett, fizemos uma apresentação em Florianópolis para um seleto numero de pessoas, onde registramos mais da metade do álbum. Alguns dias depois registramos mais 4 faixas em outra sede do Musicasa em Anitápolis na deslumbrante serra catarinense.

O álbum batizado de "Exchange Gypsy Jazz" tem temas próprios, Django Reinhadt, Hermeto Pascoal e Henri Mancini.E em breve estará disponivel.  
Foram duas semanas de muito som, gastronomia, diversão e amizade, Dario Napoli, super guitarrista e grande amigo, em breve estaremos juntos no palco novamente em alguma parte do mundo. 


Diary of a Gadjo no Brasil - parte II



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DICA - PALHETADA GYPSY