terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Angelo Debarre

Um dos guitarristas que mais admiro, Angelo Debarre,de origem cigana nasceu em 1962 em Saint-Denis, na França, e começou a tocar aos 8 anos foi descoberto pelo produtor de discos / guitarrista Jon Larsen. Esta entre os mais respeitados guitarristas do jazz manouche, seu album de estreia "Gypsy Gitars" é um marco no estilo.
Angelo Debarre é autodidata tem um fraseado e técnicas impressionantes, melodioso mesmo em linhas extremamente rápidas, consegue ser inovador e manter a tradição da musica cigana e Django Reinhadt.



Gravou 13 álbuns com diversas formações, o que pode mostrar ainda mais a genialidade e concepção apurada.Trio, quarteto, quintetos, sexteto...o som marcante da guitarra de Debarre sempre se destaca com improvisos extremamente velozes, melódicos e técnicos.

Discografia
Gypsy Guitars (1988)
La Roue Fleurie (1991)
Caprice (1998)
Romano Baschepen (1999)
Portrait of Angelo Debarre (2002)
Come Into My Swing (2003)
Angelo Is Back In Town (2004)
Entre Amis (2005)
Paroles de Swing (2008)
Trio tout à cordes (2008)
Live in Le Quecumbar (2010)
Gypsy Unity (2010)
Cumplicite (2012)

É impressionante a diversidade sonora nos álbuns, em alguns Angelo é solista único, mas na sua maioria divide as linhas melódias com exímios solistas como: Ludovic Beier(acordeon) e Marius Apostol(violino). Na sessão rítmica Angelo sempre foi acompanhado de mestres como Serge Camps e Tchavolo Hassan.Nas apresentações de anos recentes seu filho Raangy Debarre tem divido o posto de guitarrista base, aprendeu muito bem com o pai.
                 
Dos guitarristas Manouches do "primeiro escalão mundial creio que Debarre seja o que mantenha mais a tradição da musica cigana raiz.Influências anteriores ao "swing" de Django Reinhadt, algo que meu amigo Louis Plessier fazia questão de citar a extrema diferença...entre "swing" e "tzigane" .

"Swing" é a ritmo pós Django, com ênfase na pompe no violão ritmico, já a música "tzigane" é mais livre, solta, música antiga, a influência de Django, Baro Ferret, e o próprio Louis Plessier que tinha um toque muito mais "Tzigane" do que "swing".
Neste video Angelo Debarre com o tema "Swing de Samois", sexteto com Marius Apostol(violino), Tchavolo Hassan(v base), Raange Debarr e(v base), Antonio Licusati (baixo) e Kosty Lacatus tocando o curioso instrumento "Cymbalum" algo como um vibrafone/marimba medieval.
Mais um video com essa formação que faz parte do lançamento do album "Cumplicité" em duo com o fantástico violinista Marius Apostol, o nome do tema é "indiscrétions", gravado em 2013 no festival anual de Samois que celebra o jazz manouche e música de Django Reinhadt.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DICA - PALHETADA GYPSY