terça-feira, 22 de agosto de 2017

SURDO PICKUPS - REVIEW

        Todos sabemos que o melhor som é o natural do instrumento e que teoricamente sendo captado por microfone pode ser mais fiel em sua amplificação, mas na prática não é bem assim, microfonias, timbre e volume na maioria das vezes deixam muito a desejar na maior parte das vezes, em palcos grandes e também nos menores em pubs, bares e etc.

       O captador piezo tipo bigtone ou Stimer são a opções de saída pra diversos guitarristas manouche por terem menos feedback e podendo ser tocados em volumes mais altos... mas os timbres... ahh esses estão muito longe do natural do instrumento, o piezo é muito 'aspero' não tem o som da caixa do violão, do ar ... se plugar e usar somente o piezo ... o resultado é o timbre de latinha.

      O Stimer captador magnético usado por Django de 1947 em diante tem um alto ganho de saída, é  bem agressivo, com um timbre bem peculiar, próximo de uma guitarra e bem distante do timbre natural do instrumento. Leia o Review:Tipos de captação para guitarra manouche (set 2015)




       Na incessante busca de resolver a complicada equação timbre+volume+dinâmica para amplificar uma guitarra manouche, o nome pode ate soar um pouco irônico em se tratar de um captador mas os SURDO PICKUP fabricados mão em Galatina na Itália por Antonio Surdo me surpreendeu, o modelo Logottino por mais fino que outros captadores magnéticos (tem de 0,4 de espessura) pode ser usado em guitarras manouche, archtop, acústicas, violões folk, jumbo, 12 cordas, viola caipira, banjo e outros instrumentos com cordas de aço.


É um captador magnético com saída XLR de baixa impedância o que torna o timbre mas natural e menos 'ardido' do que um captador magnético comum, soa entre como uma combinação de mic + magnético.

      O captador é bem leve e com bonito acabamento (dourado ou cromado) fica bem discreto no instrumento e instalação é feita na hora de usar.
 A fixação no instrumento é feita por uma presilha que passa por dentro do captador, é  extremamente prática e segura para não danificar o verniz ou pintura do instrumento, podendo ser fixada do lado direto ou esquerdo da boca do instrumento aumentando ao opções de timbres.


O Logottino - Surdo pickup ficou com som mais encorpado e definido quando plugado a entrada de microfone (alto ganho) o captador não precisa de alimentação phamtom power (48v), com um adaptador xrl-p10 pode ser plugado em qualquer amplificador, pedaleira ou direto na mesa.

Angelo Debarre foi presenteado por Surdo Pickups e em algumas apresentações usa o Logottino pickup em sua guitarra manouche. Assista trecho gravado no Cottom Club de Roma:


            Tenho usado o Logottino pickup em praticamente todas apresentações ao vivo, o timbre é super definido, quente e com muitas nuances em captar as dinâmicas. Diria que o timbre 'pronto', a beleza e a sua rápida instalação são as maiores qualidades desse produto que veio para realmente ajudar e dar uma nova saída para o dilema de captação e amplificação dos instrumentos e corda principalmente para as guitarras manouches e acústicas.

Mauro Albertt Quarteto - Jurerê Jazz Festival 2017

  O Logottino tem um ótimo custo benefício, ainda mais se você pensar que pode usar ele vários instrumentos, um captador "Logottino" entregue em casa aqui no Brasil por + ou - 600 reais.
  
  Se quiser informações mais detalhadas sobre os Surdos Pickups e como adquirir entre em contato comigo pelo email: mauroalbert@gmail.com e escreva Surdo Pickups no titulo da mensagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DICA - PALHETADA GYPSY