sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Características de uma "Guitarra Manouche"- review

Com timbre peculiar e beleza intrigante o "violão manouche" ou "guitarra manouche" é facilmente reconhecido visualmente e sonoramente, a historias destes modelos começou com Mario Maccaferri e Henri Selmer, e a fabricação iniciou se na década de 30. Após a consagração do modelo "Selmer" usado por Django surgiram outros luthiers como: Di Mauro, Busato, Favino, entre outros. As cordas são de aço, apesar de existir algumas versões fundindo o violão manouche ao violão clássico com cordas de nylon

Características de uma "guitarra manouche"

BOCA
A primeira vista o que se distinguem de violões tradicionais é a "boca" do violão, com 2 versões mais populares como o boca pequena (oval hole /petit bouche) e o boca em "D" (D hole/grand bouche).Existem alguns outros modelos de boca, como "f"hole, o bean hole (boca de feijão) e outras variações.
Django usou diversos modelos de guitarras manouche, porem é o modelo oval hole foi seu preferido e é diretamente associado a figura de Reinhardt.
         "Oval hole" - "D hole"                                           Django e seu violão Selmer com boca oval

CAVALETE/TAILPIECE
Uma das diferenças mais representativas que interfere na sonoridade do instrumento é o "tailpiece" um cordal onde as cordas são presas, o cavalete é de madeira e fica "solto" no instrumento (a pressão das cordas o mantem no lugar). O sistema lembra o cavalete do bandolim, violino... e é essencial para o "timbre manouche". Os "bigodes" o lado do cavalete são feitos da mesma da madeira do cavalete são fixos e auxiliam na marcação das oitavas do instrumento.


ESCALA
Os violões manouche tem a escala um pouco maior que nos violões tradicionais, um violão folk por exemplo tem a medida padrão de 650mm(instrumentos de 14 casas), já no violão manouche a medida padrão mais usada é de 670mm (14 casas) e 640mm (12 casas), exitem varições com 680mm, 660mm e outras. A medida da escala influência diretamente na tensão da corda e obviamente no timbre. 


DISTANCIAMENTO DAS CORDAS - CORPO DO INSTRUMENTO
Uma das características do violão manouche que realmente faz diferença a um violão tradicional é distância em relação as cordas do instrumento, que se assemelha mais a uma guitarra semi-acustica/acústica. Esse distanciamento esta ligado ao angulo do qual o braço do violão foi projetado. Instrumentos europeus e de maior valor geralmente possuem um maior espaçamento, é um método de construção mais minucioso, feito a mão, com angulação do braço maior em relação ao corpo. Instrumentos chineses por terem sua construção em série feitas com ajuda de maquinas, geralmente tem a angulação menor e o braço paralelo ao corpo do instrumento.



Considerações
Acredito que o verdadeiro som vem do "músico" e não de um instrumento ou equipamento...o que realmente faz a diferença é a concepção, sensibilidade e pegada de quem toca. O som esta no músico e não no instrumento... obviamente tocar num instrumento adequado ao estilo, de qualidade e etc etc ... faz a diferença...mas não a falta não impede de executar a música que você faz!




8 comentários:

  1. muito legal. o que acha do richwood rm-70? ele é mais em conta e como sou iniciante no estilo me interessei. os gitanes são bem mais caros.

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  2. Não conheço esse violão, os gitanes são bons pra iniciar, mas não são construídos com padrão de medidas e angulação do braço no padrão Selmer.

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  3. Respostas
    1. Bem vindo!Visite: www.mauroalbert.com tem mais sobre jazz Manouche e algumas aulas gratuitas, Abraço!

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  4. Mto bom. Alguém sabe dizer qual a distâncias entre as cordas? Entre uma corda e outra?

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