segunda-feira, 9 de março de 2015

Tchavolo Schmitt

Uma das figuras mais conhecidas no meio do jazz manouche é Tchavolo Schmitt, guitarrista nascido em 1954,Paris. Extrovertido e carismático, Tchavolo, é um "personagem", um verdadeiro manouche que vive a vida como tal, já foi convidado a participar como ator nos filmes de Tony Glatif, "Latcho Drom"(1992) e "Swing"(2001).(indispensável pra quem quer conhecer melhor o modo de vida cigano manouche, seja real ou fictício).
Primo da primeira esposa de meu mestre Louis Plessier, Marie Weiss, Tchavolo voltou a morar na Alsácia na década de 70 ficando mais próximo as suas raízes e da família.
Louis me mostrava diversas fotos me contando sobre aqueles saudosos momentos, suas viagens, as gigs, as festanças e outros momentos que viveu com seu "primo" Tchavolo Schmitt.
Tchavolo, Gerta Weiss e irmão cunhados de Louis.
Tchavolo, Louis e o violão "Di Mauro"

Totalmente autodidata e como a maioria dos manouche Tchavolo não conhece teoria musical, como Louis não sabe nada de escalas, inversões, intervalos, o "não saber" em relação a associação teórica, seja em forma de leitura ou assimilação. Os manouches apenas TOCAM... aprendem por repetição, por ensinamentos em família.

Tchavolo usou um dos violões que pertencia Louis em uma das cenas do filme "Latcho Drom", é um "Di Mauro" boca em "f" da década de 70. O mesmo violão foi usado por seu cunhado Gerta Weiss em outras cenas do filme (abaixo). 

Cena clássica de "Latcho Drom" com Tchavolo Schmitt, Dorado Schmitt, Gerta Weiss, Gogo e Hono Winterstein

Mais alguns links com a genialidade extrovertida de Tchavolo Schmitt...Bon Voyage!



Cena do filme "Swing" - 2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DICA - PALHETADA GYPSY