quarta-feira, 11 de março de 2015

Filmes - Ciganos

Alguns filmes são essenciais para melhor compreender o modo de vida cigano, seja da etnia Sinti/Manouche, Gitanos ou outros.

Um dos principais diretores sobre o tema é Tony Gatlif - (Argel, 10 de setembro de 1948) diretor de cinema francês de etnia cigana e argelina, que também trabalha como argumentista, ator e produtor cinematográfico.
Gatlif deu destaque ao modo de vida manouche em alguns de seus filmes já citados nesse blog, como no documentário de pesquisa "Latcho Drom" que mostra o caminho do povo cigano (romani) contado através de músicos e dançarinos da Índia, Egito, Turquia,Romênia, Hungria, França e Espanha. Todos povos ciganos mas com características distintas conforme a etnia. Trecho da passagem de Latcho Drom pela França com Tchavolo, Dorado Schmitt, Gertha Weiss, Hono Winterstein e outros.



Outros filmes de Tony Gatlif 


                                   Gadjo Dilo (1997)


                                                                     
                                   Swing (2003)


Creio que a música expresse os sentimentos da alma... acho muito valioso e enriquecedor conhecer as "influências" das nossas influências, a busca pelas raízes...do real conceito e sentimento do estilo seja ele qual for. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DICA - PALHETADA GYPSY