sexta-feira, 17 de abril de 2015

Biréli Lagràne

Bireli Lagrane é um dos mais respeitados guitarristas do cenário, nascido numa família Manouche na  região de Alsácia (França), sobrinho de meu mestre Louis Plessier, Lagràne sempre foi um gênio, virtuoso, criativo e um tanto agressivo. Tocou com os maiores nomes do jazz como:Jaco Pastorius, Stephane Grapelli, Benny Goodman, Benny Carter, Al di Meola, Larry Corell e provavelmente como a maioria dos músicos do alto escalão da musica mundial.

Em 2002 Biréli reuniu grandes nomes do jazz manouche para uma apresentação histórica "Biréli Lagràne e friends - Jazz a Vienne", como convidados maiores representantes das cordas, Tchavolo Schmitt, Dorado, Angelo Debarre, Martin Weiss, Florin Niculescu, David Reinhardt e outros. São 3 horas de muito som e improvisos com os convidados se revezando e no final o clássico tema "Minor Swing" reuniu todos no palco.Uma paulada!!!



Louis tinha muito carinho e uma extrema admiração por Biréli, sempre recordava os bons momentos com seu "sobrinho", me contou uma vez que o filho de Django, Babik Reinhardt dizia para Lagràne: "Você é o filho de Django, não eu". 
Louis Plessier e Biréli Lagrene
Aqui um video de Lagràne com 14 anos, tocando o tema clássico "All of me" , primeiro improvisando na guitarra manouche e depois no contrabaixo acústico... menino prodígio!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DICA - PALHETADA GYPSY