segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Titi Winterstein

Titi Winterstein, foi um virtuoso violinista alemão que aos oito anos de idade começou a tocar guitarra ensinado por seu pai, Tokeli Winterstein , um dos poucos sobreviventes do Holocausto nazista de sua família, mais tarde passou a se dedicar ao violino;

Em 1972 o guitarrista de Berlim Häns'che Weiss o leva ao seu recém-fundado quinteto, Titi tem 15 anos. Com seu toque fresco e impetuoso no violino, ele emocionou o público, a imprensa é celebrada como um "prodígio". Häns'che Weiss e Titi Winterstein como solistas de destaque são uma equipe ideal, apoiada pelos guitarristas de ritmo extremamente oscilante Holzmanno e Ziroli Winterstein, bem como Hojok Merstein, que desenha a linha de base sólida no contrabaixo.

Cinco álbuns no formato LP no período de 1973 a 1978 documentam o trabalho intensivo e bem sucedido desta formação. A única mudança de line-up: Em 1976, o brilhante Lulu Reinhardt (guitarra) é adicionado como outro solista para o Holzmanno se aposentar.

Os cinco anos com o Quinteto Häns'che Weiss foram repletos de experiências e extensas turnês de concertos para o grande violinista que não sabia ler música. Um grande número de compromissos levou o grupo a quase todos os países da Europa Ocidental. Os concertos conjuntos desempenharam um papel muito especial para Titi (Düsseldorf, Berlim, Munique, Stuttgart, 1977). com o famoso violinista Stephane Grappelli, o companheiro do brilhante Django Reinhardt nos dias do Hot Club de France. Stephane Grappelli, acompanhado pelo Diz Disley Trio e pelo Hän'sche Weiss Quintet, cada um nega uma parte do concerto para se unirem como o destaque da noite para uma sessão quente em que o musical pergunta-respondendo jogo dos dois violinos virtuosos da audiência é celebrado com
entusiasmo.

Häns'che, Titi, Lulu, Ziroli e Hojok foram agraciados com o Prémio de Gravação Alemã pelo seu quinto LP "Cinco Anos de Música Cigana Alemã" em 1978. O júri justificou a decisão afirmando que entre os registos tradicionais apresentados, era "menos de tradição" como preservação, reprodução significa, mas a tradição "vive" como uma expressão vital da tradição ininterrupta da música cigana ".
Até às gravações do terceiro LP "Djinee Tu Kowa Ziro" (1985), quase cinco anos estão repletos de concertos e aparições em festivais no país e no estrangeiro, bem como envolvimento na causa da participação dos Sinti e da Roma. a "Lagarta Verde" na campanha eleitoral e a iniciativa da corrente humana do movimento pela paz Stuttgart-Ulm. O jovem e grande acordeonista Klaus Bruder agora pertence ao quinteto, assim como Geisela Reinhardt (guitarra solo), o irmão mais novo Lulus. E no repertório do grupo aparecem mais e mais composições originais dos músicos.

Um dos destaques da carreira de Titi Winterstein é o encontro com Yehudi Menuhin, que convida o Sinto a Bruxelas para participar da gala "Todos os Violinos do Mundo" (1993). Uma gravação deste evento - no Yehudi Menuhin, Stephane Grapelli, dr. L.Subramaniam e o Quinteto Titi Winterstein participam - aparece como um CD.Pouco tempo depois, Yehudi Menuhin sugere que Titi seja incluído em um programa de televisão produzido pela ZDF para o canal cultural franco-alemão ARTE sobre a cultura de judeus e ciganos (1993).

Nos anos seguintes, Titi Winterstein e seus primos Ziroli e Holzmanno Winterstein, assim como o baixista Banscheli Lehmenn, fizeram convites para muitos festivais de renome na França, Itália, Suíça, Áustria, Hungria e República Tcheca. Eles tocam no Castelo Bellvue, a residência do então presidente federal Johannes Rau.Günter Grass, que faz campanha pelos Roma e pelo Sinti, convida Titi Winterstein várias vezes, mais recentemente em outubro de 2007, para uma cerimônia em Göttingen, por ocasião do 80º aniversário do Prêmio Nobel.
Titi Winterstein (nascido em 25.10.1956) morreu na madrugada de 13 de junho de 2008 aos 51 anos de idade devido às conseqüências de uma doença grave.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

DICA - PALHETADA GYPSY